Ato por reposição da inflação mobiliza mais de 200 de servidores estaduais em Porto Alegre

 

Mais de 200 servidores estaduais participaram de mobilização nesta quarta-feira (15/12) para cobrar do governo do Estado a reposição das perdas inflacionárias e o andamento do projeto de reestruturação das carreiras. O ato foi realizado ao meio dia, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre (RS), e reuniu trabalhadores das secretarias da Saúde, da Agricultura, do Meio Ambiente, do Turismo, de Obras, do Planejamento e da Cultura, entre outras áreas, a maioria de Porto Alegre e região metropolitana, além de alguns representantes do interior do Estado.

 

“Estamos em luta e em movimento por reconhecimento, por aquilo que é nosso direito. São mais de sete anos sem reposição da inflação e uma perda de mais da metade do nosso poder de compra. A hora é de mobilização para pressionar o governo Eduardo Leite. O projeto de reestruturação e reposição da inflação tem que avançar com celeridade. Nós, servidores que atuamos em diversas áreas da administração pública e ajudamos a segurar a onda da Covid, não podemos ser relegados mais uma vez”, diz o presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), Antonio Augusto Medeiros, que também é secretário de Serviço Público da CTB-RS e diretor nacional da CTB.

 

Representantes de associações e de servidores também discursaram durante o ato, relatando as dificuldades que o funcionalismo enfrenta há sete anos. O próximo passo é intensificar as mobilizações por todo o Estado para aumentar a pressão. Desde o início da atual gestão, o Sintergs vem negociando um novo plano de carreira. As tratativas se intensificaram nos últimos seis meses, quando o sindicato apresentou projeto que no final de outubro teve parecer favorável da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Agora, o Sintergs cobra que o Estado encaminhe a proposta à Casa Civil.

 

Reportagem e fotos: Bruna Karpinski e Karen Viscardi/Assessoria de Comunicação Sintergs

 

 

Assessoria de Comunicação SINTERGS

Bruna Karpinski e Karen Viscardi

Jornalistas | DRT/RS 12.847 e 8.633

(51) 98438.4560 | (51) 981159139