O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio Grande Sul/SINDACS, no dia 4 de outubro, realizou Ato Público em comemoração ao dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Endemias.

A atividade contou com a participação de trabalhadores e dirigentes sindicais e foi um momento de luta contra a precarização dos contratos de trabalho, atraso no pagamento dos incentivos anuais, atraso na atualização do piso Nacional, aposentadoria especial, transposição de todos os ACS/Poa.

Em sua fala, o presidente da entidade afirmou: “A luta que nos une é o cumprimento da lei 11350, da E51, da PEC 15/direitos dos ACS e ACE. Sem mobilização persistente não haverá o reconhecimento da categoria”, disse.

Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS, participou da atividade e se comprometeu de contatar o Ministério Público do Trabalho para buscar mediação reunindo o governo do estado, a FAMURS (representando os municípios) e os representantes dos trabalhadores, numa tentativa de chegar a uma resolução. “Precisamos lutar por esses trabalhadores e trabalhadoras que arriscaram suas vidas durante todo o período crítico da pandemia”, afirmou Vidor.