No final do mês de novembro, a CTB-RS realizou mais uma etapa do Ciclo de debates sobre a Reforma Trabalhista na região do litoral norte do estado. O encontro aconteceu no Sindicato dos Comerciários de Capão da Canoa.

O convidado para fazer a exposição do tema foi o advogado da Fecosul, Joelto Frasson. Comerciários, servidores municipais, correios e professores prestigiaram a atividade. “A classe trabalhadora sofreu um ataque aos seus direitos com o desmonte da CLT, tirando os direitos dos trabalhadores e direitos sociais. No passado, tínhamos um conjunto de direitos e com tendência de Avanços e Resistência, os governos mantinham os nossos direitos, este governo em menos de um ano avançou para o retrocesso, com um Congresso conservador e aliados ao capital financeiro”, afirmou Joelton.

A secretária de formação da CTB-RS, Ivanir Perrone, que representou a Central do evento, ressaltou a importância da CTB estar sempre na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, contra este governo que retira direitos e acaba com a aposentadoria. "A Reforma Trabalhista passou, mesmo com toda a mobilização que foi feita no País e agora a ameaça é com o desmonte da Previdência, que vai levar os trabalhadores a se aposentarem na hora da sua morte", afirmou. 

O diretor da Federação dos Servidores Municipais, João Dorlan, disse que o Servidor público está correndo um sério risco de extinção, com a aprovação da Terceirização. "Ele será um trabalhador por contrato terceirizado e, muitas vezes, quarteirizados já que a Política de gestão dos Governos Municipais não administra mais prefeituras e sim repassa as responsabilidades", defendeu. Já o representante dos Correios, Adroaldo Negreiro, falou sobre o trabalho nos Correios onde o setor avança para o trabalho escravocrata. "É preciso muita unidade na luta geral dos trabalhadores", alertou. 

 Eleita a Coordenação da Regional Litoral Norte: 

Coordenadora - Adriana Costa de Oliveira.

Presidenta do Sindicato dos Comerciários de Santo Antonio da Patrulha e Região


Formação - Adroaldo Negreiro

Sindicato dos Correios de Capão da Canoa e Região


Saúde - Dr. André Luis Torre

Sindicato dos Servidores Municipais de Torre