A CTB-RS enviou 27 trabalhadores e trabalhadoras da Juventude da Central para participar do 4º Encontro da Juventude Trabalhadora do Cone Sul, realizado em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 28 e 30 de setembro. Ao todo, foram 46 delegados brasileiros que integraram a atividade, juntamente com outros participantes vindos do Uruguai, Venezuela, Argentina, Paraguai, Colômbia e Chile.

O objetivo do encontro foi debater a atual conjuntura política e a crise do capitalismo, além de como o avanço tecnológico interfere retirando postos de trabalho e servindo apenas para aumentar os lucros do capital. Experiências de cada país foram relatadas e o papel da juventude trabalhadora na transformação da sociedade através da luta sindical dos trabalhadores foi reafirmado.

Rodrigo Callais (D)

O secretário da juventude da CTB-RS, Rodrigo Callais, participou do encontro e, em sua fala, denunciou o governo golpista de Temer, a reforma trabalhista, o ataque aos trabalhadores e trabalhadoras, aos movimentos sociais, sindical e aos direitos do povo.

“Acredito na formação de uma Frente Ampla que junte todos aqueles que estão comprometidos com os trabalhadores e trabalhadoras, com a soberania nacional, contra as reformas, pelos direitos do povo e por um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil. É urgente a unidade da América Latina, nossa pátria grande, contra nosso inimigo em comum, o imperialismo norte americano. Por uma América Latina livre, dos trabalhadores e socialista. Nossa juventude tem um papel central na transformação social, no avanço para um mundo sem exploração”, defendeu Callais.

Texto: Aline Vargas/CTB-RS