Dia 20 de março ocorreu reunião do Conselho de Previdência de Porto Alegre. Débora Melecchi, presidenta do Sindifars, é quem representa a CTB no Conselho.

Dentre as pautas do encontro, foi debatido o INSS digital, que busca agilizar os atendimentos da previdência. Outra informação partilhada na reunião foi o fato de que a OAB estará assinando um acordo de cooperação de maneira que os advogados poderão peticionar e protocolar documentos pelo requerimento eletrônico sem necessitar ir a um posto do INSS.

Com o INSS digital, qualquer entidade pode assinar acordo de cooperação para que seus representados tenham facilitado o encaminhamento ou mesmo respostas a dúvidas sobre sua aposentadoria. Débora avalia a ferramenta. "A tecnologia presente possibilita a agilidade, mas não podemos esquecer que inexistem concursos em andamento ou previsto nos próximos anos, devido ao congelamento dos gastos definidos pela EC95. E esse quadro irá piorar diante do fato de que em torno de 12.000 servidores do INSS, em todo o país, estarão se aposentando até janeiro de 2019", afirma.

Débora ainda destaca a importância do engajamento dos sindicatos para o recolhimento de assinaturas dos amigos da causa, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, para apoio a ação de inconstitucionalidade para derrubar a EC95, bem como o repúdio pela proposta da reforma da previdência, que faz parte do pacote de maldades do governo ilegítimo de Temer.