Na última sexta-feira, representantes da Fecosul - Guiomar Vidor, presidente, Fernando Lemas, secretário de Relações do Trabalho e Joelto Frasson, assessor jurídico da entidade, juntamente com os presidentes dos sindicatos dos comerciários de Caxias do Sul, Nilvo Roboldi, e Farroupilha, Cristiane Colombo, estiveram reunidos com representantes das Lojas Colombo - diretor administrativo, Dirceu Baccin, supervisora de recursos humanos, Tais Dal Bello e Andressa Reginato, diretora de relações sindicais.

O encontro teve como objetivo debater e encaminhar a construção de uma pauta unificada de reivindicações para que se construa uma negociação estadual com a empresa, padronizando direitos em toda a base territorial do Rio Grande do Sul, como pisos salariais, quinquênios, auxílio-creche, estudante, entre outros.

Outro tema levantado pelo presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, foi a retomada do Plano de Participação nos Resultados, que havia e no passado foi abandonado pela empresa. Na pauta, também estava a reivindicação para que a empresa franquie a entrada dos dirigentes sindicais para distribuição de material e a realização de campanhas de sindicalização, a qual foi prontamente atendida pelo diretor da empresa.

Ainda, outro tema discutido, foi a posição da empresa no que tange as contribuições negociais, as quais não estão sendo feitas de acordo com as convenções coletivas de trabalho, uma vez que prévia e expressamente aprovadas pelos trabalhadores em assembleia geral. Sobre este tema, a empresa fará uma nova consulta a seu departamento jurídico, tendo em conta os novos posicionamento do MPT e do próprio TRT.

Texto: Assessoria de Comunicação - Fecosul