Na manhã da última quarta-feira (23), ocorreu a abertura do VII Encontro Estadual de Mulheres Dirigentes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado. O evento aconteceu na sede da federação, em Porto Alegre, contou com a participação de mais de 300 participantes.

Na abertura oficial do evento, o presidente da FETAG-RS Carlos Joel da Silva, saudou todas as participantes, destacando o papel fundamental das mulheres dentro do movimento sindical. O vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch, parabenizou a organização do evento. “Que este encontro venha a auxiliar no crescimento do nosso movimento, que muitas vezes é criminalizado. Temos que lutar com unhas e dentes”.

O encontro recebeu também a visita da secretária nacional de mulheres da CONTAG, Mazé Moraes, que, em sua fala, ressaltou a “história linda que o Rio Grande do Sul tem na organização das atividades sindicais e na luta das mulheres pelos seus direitos. Precisamos continuar fortalecendo o papel das mulheres e seguir lutando contra as desigualdades”.

Coordenadora Estadual de Mulheres da FETAG, e aniversariante do dia, Lérida Pavanelo foi a homenageada no final da manhã. No seu discurso de saudação, Lérida lembrou do início da participação das mulheres nos sindicatos, o que ocorreu em meados dos anos 1980. “Ainda é muito recente a nossa participação de liderança dentro do movimento e, mesmo assim, hoje já somos mais de 1500 mulheres dirigentes em todo o estado. Aqui, temos pouco mais de 300, mas que representam um elo, onde todas se envolvem. Parabéns para todas nós”.

Durante a manhã, foi realizada uma palestra motivacional que teve como foco na autoestima feminina. Ainda estão previstas palestras sobre saúde, violência contra a mulher e agroecologia. O evento que celebra a importância da luta das mulheres dentro do movimento, também teve uma noite cultural com apresentações artísticas.

Também participaram da abertura oficial o deputado estadual, Elton Webber, que na ocasião representou o deputado federal, Heitor Schuch; o presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais – FETAR, Nelson Wild; o vice-presidente da AFUBRA, Marco Antônio Dorneles; a diretora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Célia Chaves; o presidente da COOHAF, Juarez Cândido; e o presidente do Sistema OCERGS – SESCOOP/RS, Virgílio Perius.