O Sindicato dos Municipários de Camaquã reelegeu sua atual presidente, Carla Simone da Chapa 1 e dirigente da CTB RS, para mais um mandato à frente da entidade. A eleição ocorreu nesta quinta-feira, 25, e teve três chapas na disputa. A Chapa 1 obteve 497 votos (69,12%), a Chapa 2, 157 votos (21,84%) e a Chapa 3, 65 votos (9,04%). Bancos e Nulos foram 14 votos.

SIMUCA classista e de luta

Carla Simone reafirmou, durante todo o período de campanha, a prática e o compromisso da sua direção em relação às lutas da classe trabalhadora. Sempre fez questão de registrar que o objetivo do Simuca é a luta dos municipários de Camaquã mas, que uma entidade sindical não pode ficar isolada em seu território. Destacou que o Simuca é filiado a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e que está engajado na luta permanente em defesa de toda a classe trabalhadora.

"O SIMUCA está sempre presente nas ações dos movimentos sociais, combatendo a discriminação racial, a homofobia, o machismo e o assédio moral, defendendo a nossa democracia, a soberania nacional e a construção coletiva de um grande projeto de reconstrução nacional que tenha como alicerce a valorização do trabalho e dos trabalhadores e trabalhadoras, sejam rurais, urbanos, comerciários, industriários, servidores públicos municipais, estaduais e federais", disse a presidente reeleita.



Eleição tensa

Segundo o assessor sindical da CTB RS, Haroldo Britto, o "Kiko", que acompanhou todo o processo, foi uma eleição tensa em função dos posicionamentos das chapas de oposição.

A chapa de número 2, integrada por servidores assumidamente Bolsonaristas, fez uma campanha rasteira, machista e repleta de ataques e de informações inverídicas sobre as ações do sindicato.

Já a chapa de número três, foi formada por servidores simpatizantes do prefeito Ivo de Lima Ferreira do PSDB, cujo candidato a presidente chegou a afirmar em debate realizado entre os três candidatos na rádio local que: "o sindicato dos servidores precisava ter uma diretoria que tivesse a simpatia do senhor prefeito, já que é ele quem possui a caneta, e portanto, a palavra final sobre os pleitos da categoria.
CTB presente

A CTB RS esteve presente do início ao fim no processo eleitoral em Camaquã, com apoio técnico e militante. Participaram desta missão dirigentes dos Sindicatos dos Empregados no Comércio de Farroupilha, Caxias do Sul, Rio Grande e São Leopoldo; Sapateiros de Campo Bom, Seaacom de Pelotas, Trabalhadores na Industria da Alimentação de Camaquã, do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado e do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (SINTRATEL).

No assessoramento à Comissão Eleitoral estiveram o dirigente da Fecosul e dos comerciários de Caxias do Sul, Paulo Pacheco, Haroldo Britto (kiko) e o Advogado Djeison das Neves.


Foram Eleitos para a Gestão 2022/2025

Diretoria Efetiva
Carla Sinome Blaskowski - Presidente
Marcio Alexandre Ávila de Oliveira - Vice-Presidente
Carina Medeiros Lopes - Secretária Geral
Janaina Barboza Afonso - Secretária Finanças e Patrimônio
Suzana Hufner Fonseca de Almeida - Secretária de Movimento Sociais
Anderson Burguez da Silva - Secretário de Formação Política e Sindical
Sherlon Peglow - Secretária de Saude e Lazer
Sandra de Campos Brasil Sonemann - Secretária de Assuntos Jurídicos
Cristiane Laguna Gonçalves - Secretaria de Imprensa e Divulgação

Secretariado Suplente
Letícia de Mattos Pereira - Secretária Geral
Andrea Flores Centeno - Secretaria de Finanças
Elisabete Santos da Costa - Secretária Movimentos Sociais
Juarez Avelino Oliveira Ribeiro - Secretário de Formação Política e Sindical
Ana Lúcia Sant'Anna dos Santos - Secretário de Saúde e Lazer
Kleber Iork Corbo - Secretário de Assuntos Jurídicos
Eliane Rodrigues Mancilha - Imprensa e Divulgação

Conselho Fiscal Efetivo
Angela Maria Borges
Alexandra Moserle de Mattos Centeno
Patrícia Flores Pedroso

Conselho Fiscal Suplente
Alda Maria Vieira Batista
Ana Paula Flores Pedroso
Carmen Renilda Medeiros

Representação junto a Federação - Efetivos
Cristiane Laguna Gonçalves
Marcio Alexandre Ávila de Oliveira
Anderson Burguez da Silva

Representação junto a Federação - Suplentes
Juarez Avelino Oliveira Ribeiro
Letícia de Mattos Pereira
Sherlon Peglow

Representação junto a Confederação - Titulares
Carla Simone Blaskowski
Carina Medeiros Lopes
Janaina Barboza Afonso

Representação junto a Confederação - Suplentes
Andrea Flores Centeno
Suzana Hufner Fonseca de Almeida
Ana Lúcia Sant'Anna dos Santos