O "Esporte construindo o futuro" é o novo projeto do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e região, em parceria com o ex-jogador de Futebol profissional Manuel Silva Ferreira, que irá atender filhos e filhas de metalúrgicos entre os seis e 14 anos de idade na Sede Campestre do Sindicato.
 
"Ferreira", como ficou conhecido, é natural de Maceió. Iniciou sua carreira no Santos FC. Passou por diversos clubes brasileiros e do exterior, em países como Japão, Marrocos, Bélgica, França e Portugal. Após o seu retorno ao Brasil, atuou no Esporte Clube Juventude, no início dos anos 1990.
 
Ferreira desenvolveu por mais de 20 anos projeto de escolinha de futebol na Marcopolo, atendendo filhos e filhas de funcionários. Atualmente, realiza trabalho de iniciação esportiva com crianças em Caxias do Sul.
 
Seu projeto, denominado "Brilhar", já atendeu a mais de 8 mil crianças e jovens! Ferreira já revelou alguns atletas que hoje estão jogando em clubes consagrados do Brasil, Europa e Ásia. "Nosso objetivo é a iniciação esportiva e o fomento dos valores da união, solidariedade, disciplina, responsabilidade e do caráter em nossos alunos e alunas", disse.
 
A escolinha "Esporte construindo o futuro" vai iniciar com aulas aos sábados, mas deve ser ampliada para dias de semana na medida em que a demanda vai aumentando.
A coordenação do projeto será do Departamento de Esportes do Sindicato com o diretor Aparício Pereira. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na recepção do Sindicato e no departamento de esportes.


Texto: Clomar Porto
Foto: Uliane da Rosa