Mulheres negras, racismo e saúde mental é tema de roda de conversa promovida pelo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Rio Grande do Sul (Sintergs). O encontro, que integra a programação do Novembro Antirracista Unificado, será na terça-feira (22/11), às 18h30, na sede do sindicato, em Porto Alegre. Contará com painelistas das áreas de educação, cultura e saúde ligadas ao funcionalismo e a movimentos sociais.

Participam do evento a mestra e doutora em História Lúcia Regina Brito Pereira; a assistente social e presidenta da União de Vilas da Grande Cruzeiro, Malvina Beatris Souza; a mestra em Psicologia Social e Institucional Tatiane Oliveira, que atua no Programa de Saúde do Servidor (PROSER); e a professora, poetisa e escritora Ana dos Santos, mestra em Estudos Literários Aplicados – Letras.

Segundo Angela Antunes de Souza, diretora do Sintergs, o racismo tem um impacto na saúde mental da população negra, principalmente nas mulheres, que passam boa parte da vida ouvindo que devem ser fortes, o que gera angústia e sofrimento. “O objetivo desta roda de conversa é discutir este assunto, sem tabus, e falar da importância das políticas públicas, da educação e dos coletivos das mulheres tanto no acolhimento quanto no combate ao racismo”, explica a dirigente.

Cerca de 40 entidades, incluindo o Sintergs, estão organizando mais de 45 atividades durante o mês em Porto Alegre, Região Metropolitana e Interior do Estado. As ações integram o calendário do Novembro Antirracista Unificado, construído por movimentos negros, sociais, coletivos e sindicatos.


 
Em 20 de novembro (domingo), Dia da Consciência Negra, haverá a tradicional Marcha Independente Zumbi Dandara, em Porto Alegre. A concentração será às 16h, no Largo Zumbi dos Palmares, e a caminhada vai até a Praça do Tambor.

Confira mais informações sobre as painelistas:

Lúcia Regina Brito Pereira
Mestra e doutora em História, professora aposentada da rede estadual e municipal de Porto Alegre. Foi presidenta interina do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS (Codene)

Malvina Beatris Souza
Assistente social, militante de políticas públicas no território da Grande Cruzeiro, sócia fundadora da Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro, presidenta da União de Vilas da Grande Cruzeiro


Tatiane Oliveira
Psicóloga na Secretaria Estadual da Saúde, atua no Programa de Saúde do Servidor (PROSER). é especialista em Saúde do Trabalhador e mestra em Psicologia Social e Institucional


Ana dos Santos

Professora de Literatura Brasileira, mestra em Estudos Literários Aplicados − Letras, escritora e poetisa. Faz parte do catálogo Intelectuais Negras Visíveis, da UFRJ, é acadêmica da Academia de Letras do Brasil/RS na cadeira 100

Roda de conversa Mulheres negras, racismo e saúde mental
Terça-feira (22/11), às 18h30min
Sede do Sintergs, na rua José de Alencar, 1089, bairro Menino Deus