Vicente Selistre, vice-presidente nacional da CTB, foi reeleito para mais um mandato à frente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, uma das mais importantes cidades do polo calçadista do Rio Grande do Sul.

A eleição, em chapa única, foi considerada histórica com a participação de mais de 67% do quadro social, contabilizando 1.385 votos, comprovando a confiança da maioria absoluta da categoria no seu sindicato, que aprovou a chapa proposta com mais de 96% dos votos.

A construção da chapa primou por uma renovação harmônica do quadro de dirigentes, que passará a ter a maioria de mulheres. Serão 14 mulheres e 12 homens na diretoria, que contará também com a efetiva participação de jovens lideranças trabalhadoras que, a partir da posse em fevereiro, farão a luta sindical ao lado dos dirigentes mais experientes.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, foi convidado para presidir o processo de apuração da eleição. Também acompanhou o processo, o presidente estadual da entidade, Guiomar Vidor.

Vidor cumprimentou a chapa eleita, dizendo que a CTB tem imenso orgulho do sindicato pelas grandes conquistas ao longo da sua história, pela postura firme e incansável no combate contra a retirada de direitos. Falando aos novos dirigentes, Guiomar os alertou sobre os grandes desafios que enfrentarão desde já e nos próximos anos. Saudou a renovação que a chapa eleita representa para o movimento sindical, dizendo que os jovens dirigentes, amparados pelas lideranças mais experientes terão que enfrentar duras lutas contra a retirada de direitos.

Vicente Selistre, em nome da chapa eleita, promoveu um ato simbólico de aplausos em memória do companheiro e ex-diretor do sindicato, Gilberto Barbosa, popularmente conhecido como “Pavão”, falecido nesta terça feira, 15 de janeiro. O presidente agradeceu a todos os companheiros de chapa e chamou a atenção aos grandes desafios que terão pela frente, que é garantir o emprego com carteira assinada, a aposentadoria decente, o FGTS.

A posse da diretoria eleita será no dia 17 de fevereiro e o Sindicato já prepara a comemoração dos seus 60 anos de existência que completará em 18 de abril.

ORGULHO SAPATEIRO

Um momento de grande emoção aconteceu após o encerramento do processo de coleta de votos, quando a diretoria do sindicato, as delegações das entidades apoiadoras e um grande número de associados foram até a frente da sede para inauguração do painel “Orgulho Sapateiro”. O trabalho artístico, sob o conceito de “arte muralista”, faz homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras do setor calçadista que construíram o “Pequeno Gigante do Vale”, como também é conhecida a cidade Campo Bom.

A obra dos artistas Kia Santos e Everaldo Vitorino buscou em seus traços, traduzir o valor do trabalho com justiça e paz, lembrando também, que juntos, Campo Bom e o Sindicato, completam 60 anos em 2019.