Assembleia reuniu diversos trabalhadores que foram informados sobre o andamento das negociações do dissídio 2012.
O Sindicato dos Metalúrgicos realizou na manhã dessa quinta-feira (14/6), uma assembleia com os trabalhadores da Lupatech SA, Hidrojet (Divisão Microinox) e Taurus. Essa foi a primeira de uma série de reuniões que a entidade realizará com o objetivo de mobilizar a categoria e manter os trabalhadores informados sobre o andamento das negociações do dissídio 2012, no qual estão sendo reivindicados 10% de reajuste salarial e 71 cláusulas sociais.
 
Durante a assembleia, que teve duração de aproximadamente uma hora, os dirigentes sindicais relataram como foi a primeira rodada de negociação com os empresários, realizada na tarde de quarta-feira (13/6), que terminou em muitas lamentações e nenhuma contraproposta por parte dos patrões.  “Eles reclamam a redução na produção nos primeiros meses do ano, mas se esquecem que o dissídio é calculado com base nos últimos 12 meses e que em 2011, algumas empresas chegaram a crescer 16%”, destacou o presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho. 

A queda na produção nos primeiros meses de 2012, utilizada pelos empresários como argumento para arrochar salários, é pontual. Atinge apenas o setor de veículos, que, conforme os próprios empresários deve voltar a crescer no segundo semestre.  “Uma prova de que os empresários estão acreditando na retomada do crescimento são os investimentos milionários anunciados na imprensa”, argumentou Velho. 

O presidente também relatou aos trabalhadores que na primeira rodada de negociações, os empresários negaram que a desoneração da folha de pagamento, implementada pelo governo federal  trará benefícios às empresas caxienses.  Desde dezembro do ano passado, a contribuição patronal previdenciária de 20% sobre o valor da folha de pagamento dos empregados foi substituída pela contribuição de 1% sobre o faturamento. “Se estão dizendo que não compensa é sinal de que as empresas estão faturando muito mais que os 20%”, ponderou. 

A próxima rodada de negociação com os empresários será na próxima segunda-feira, dia 18. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região