O diretor-adjunto de Formação do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), José Francisco Espírito Santo, com a placa que recebeu em homenagem dos colegas.

No dia 5/5/2012, o diretor-adjunto de Formação do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), José Francisco Espírito Santo, foi homenageado pelos colegas da Guarda Municipal de Porto Alegre por sua luta em favor da categoria. A cerimônia aconteceu na Sede da Cooperativa Habitacional Alpes do Pinheiro, no bairro Lomba do Pinheiro, Zona Leste de Porto Alegre.


Espírito Santo esteve sempre à frente das manifestações estimulando os municipários a lutar por melhores condições trabalhistas. As consequências vieram e de uma forma bastante positiva. “Lutávamos há 20 anos para que a nossa profissão passasse por uma troca de padrão. Conseguimos esse ano. Agora nós somos considerados padrão 5 e em maio do ano que vem passaremos a ser padrão 6.”, informa o diretor.


A troca de padrões é importante por uma questão de reconhecimento profissional, mas também porque permite que os trabalhadores tenham um reajuste salarial. Com a mudança do padrão 4 para o 5, houve um acréscimo de 21% no salário da categoria. A partir de maio de 2013, os municipários receberão mais 23% de reajuste.


“Além disso, nós, trabalhadores da Guarda Municipal, tivemos a profissão reconhecida como de risco, o que facilitará nossa aposentadoria,” explica Espírito Santo.


Placa feita pelos municipários em homenagem ao diretor-adjunto de Formação Sindical do Simpa.