Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, confirmou presença na XIII Jornada da Viticultura, em Garibaldi.

Mais de 700 produtores de uva irão participar da XIII Jornada da Viticultura Gaúcha, que acontece no dia 15 de junho, às 8h30min, nos Pavilhões da Fenachamp – RS 470 – Km 56,5, em Garibaldi. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, já confirmou presença e vai falar sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, enfocará Políticas Estaduais para a Vitivinicultura; o coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, abordará sobre O Papel da Comissão no Desenvolvimento e Ordenamento do Setor Vitivinícola – Conquistas e Desafios; enquanto diretor do Ibravin participa com Projetos e Ações do Ibravin.


Schiavenin, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, conta que o objetivo principal da jornada é debater sobre o papel do elo vitícola na cadeia produtiva da viticultura, além de conscientizar produtores, lideranças e governantes sobre a necessidade de programas permanentes de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER. “Esperamos que o encontro seja propositivo e que o ministro e o secretário anunciem programas de fortalecimento do setor, através de políticas públicas que propiciem maior assistência técnica, pesquisa e incentivo às agroindústrias”, observa.


O dirigente destaca, ainda, apoio para escoamento do excedente de vinho, medidas de proteção da produção nacional, diminuição dos tributos do vinho e valorização da produção de uvas, vinhos e derivados.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fetag