É positiva a avaliação que o Movimento Sindical de Caxias do Sul e Região fez do Ato Show do Dia do Trabalhador, realizado dia 1º de maio nos Pavilhões da Festa da Uva. Representantes da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) e dos 14 sindicatos que participaram do evento estiveram reunidos, na manhã de 10/5 no auditório do Sindicomerciários para discutir assuntos pertinentes à comemoração. 

Henrique Fermiano da Silva, secretário geral da CTB-RS, afirma que o evento superou todas as expectativas. “O 1º de maio já se estabeleceu como uma atividade permanente no calendário do município”, afirmou. 

Para Júlio César Lopes da Luz, secretário de finanças da Central, nos quatro anos em que a CTB-RS participa da organização do evento, esta edição foi a maior e a melhor delas. “A CTB sozinha não conseguiria realizar um evento desse porte sem o apoio do Movimento Sindical de Caxias do Sul e região”, ressalta.

Leandro Velho, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, concorda que a 7º edição do Ato Show reuniu o maior público, se comparado às edições anteriores, mas que ainda falta a participação dos trabalhadores. “Precisamos motivar os trabalhadores das nossas categorias a prestigiarem o evento”, afirma.

Silvio Luiz Frasson, presidente do Sindicomerciários, compartilha das mesmas preocupações que Velho. “Sem dúvida, foi o maior ato que se viu, mas uma das dificuldades encontradas pelo Movimento Sindical é mobilizar os trabalhadores a participarem da comemoração”, confessa Frasson.

Na reunião, começou a ser esboçada a organização para o evento do 1º de maio para 2013, que trará algumas novidades, com o objetivo de motivar uma participação mais ativa dos trabalhadores. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicomerciários