Foi lançado na quinta-feira (22 de março), um projeto piloto de "Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), no Meio rural" que atenderá aos trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul.

A iniciativa do projeto é da Fetag- RS em parceria com o Ministério da Saúde, através do diretor do Departamento de Ouvidora-geral do SUS. E será desenvolvido através de um trabalho específico com as Regionais Vale do Taquari que contêm 14 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Serra do Alto Taquari (19 STR's).

Dessa forma os trabalhadores rurais terão um canal exclusivo de atendimento junto ao Ministério da Saúde e poderão fazer reclamações, solicitações, denúncias, elogios, bem como para solicitar informações relativas à saúde e dar sugestões.

A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, responsável pela área de Saúde, classifica o projeto de extrema importância, pois será possível conhecer o grau de satisfação dos agricultores em relação ao atendimento que recebem do SUS. "Vamos colocar em discussão o SUS no campo", sintetiza Inque.

A dirigente ainda destaca que os próximos passos serão a formação de uma comissão entre a Fetag e as regionais para elaboração de um questionário a ser aplicado junto às famílias de 32 municípios e a  elaboração de um cronograma de atividades, com oficinas, palestras e debates com os agricultores com a finalidade de levar mais informações sobre os programas de saúde e seus direitos.