No dia 11 de maio de 1932 era fundada a Associação dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul. 21 trabalhadores do setor se reuniram para a criação da entidade, todos com um objetivo em comum: promover a melhoria das condições de trabalho para os empregados do comércio.


O primeiro presidente da diretoria provisória foi Salvador Sartori, que ocupou o cargo até 31 de maio de 32. Naquele dia, foi realizada a primeira assembleia da entidade, que, além da discussão e aprovação dos estatutos sociais, realizou a eleição definitiva da diretoria. Arthur Rech foi então escolhido como presidente.


Em 80 anos, 14 comerciários passaram pela presidência da entidade. Desde 2011, Silvio Luiz Frasson está à frente da entidade e já promoveu diversas melhorias em sua gestão. "Na época, apesar da entidade oferecer muitos serviços para a categoria, estávamos distante dela. Por isso, o primeiro passo da gestão atual foi aprimorar a forma de trabalhar a comunicação", ressalta Frasson. Outras mudanças, como a construção da sede social, ampliação dos serviços aos associados fazem parte do planejamento para até 2014.


Frasson ressalta que o Sindicomerciários continua engajado na luta pelos direitos dos trabalhadores no comércio, mas que também apoia a luta pelos direitos trabalhistas como um todo. “Apesar de estarmos engajados nas lutas da categoria, o Sindicomerciários procura estar envolvido nos problemas da cidade e do país, sempre lutando em prol de melhores condições para os trabalhadores”, afirma.

 

A comemoração pelos 80 anos do Sindicomerciários acontece no sábado, dia 19 de maio, no Salão dos Capuchinhos.


Assessoria de Imprensa do Sindicomerciários