Sindicato dos Metalúrgicos incentivou trabalhadores a lutarem por melhores salários.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou na manhã desta sexta-feira (15/6), uma assembleia com os trabalhadores da unidade montadora de veículos da Agrale, localizada na RST-453. Durante uma hora, aproximadamente 300 trabalhadores do primeiro turno, cruzaram os braços e ouviram do presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho, um relato de como andam as negociações do dissídio 2012, no qual estão sendo reivindicados 10% de reajuste salarial e 71 cláusulas sociais.


O líder sindical relatou que na primeira rodada de negociação, realizada na última quarta-feira (13/6), os empresários relutaram a admitir que as empresas caxienses cresceram até 16% em 2011. “Os patrões estão se atendo aos resultados dos primeiros meses de 2012, quando houve redução na produção no segmento de veículos comerciais, como na Agrale, em função da mudança da motorização dos ônibus e caminhões, mas o dissídio é calculado com base nos resultados dos últimos 12 meses”, advertiu Velho.


A redução na produção, acrescentou o presidente, é temporária e faz parte de um período de adaptação do mercado à nova legislação que exige que as montadoras produzam caminhões e ônibus com motor menos poluente. “Havia um estoque grande do motor Euro III, mas em breve os veículos equipados com motor Euro V começarão a ser comercializados, tanto que os empresários admitem que o crescimento da produção deve ser retomado já nos próximos meses. Dizem até que não sabem se estão preparados para atender à demanda que virá”.


Velho também convocou os trabalhadores a participarem da assembleia geral no próximo dia 23 e a estarem preparados para paralisar as atividades, caso as negociações não avancem em direção a um resultado positivo para a categoria. “Não podemos, de novo, abrir mão de salários como aconteceu na crise de 2008 porque não estamos atravessando uma crise. O que houve foi desaceleração nos primeiros meses do ano”.


A próxima rodada de negociação com os empresários será na próxima segunda-feira, dia 18.


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul